Aprovação e reprovação ao governo Lula empatam, diz Datafolha

35% dos entrevistados aprovam o governo e 33% o reprovam

Pedro do Coutto

O governo do presidente Lula da Silva foi avaliado como ótimo ou bom por 35% dos brasileiros, enquanto 33% o classificam como ruim ou péssimo. Há empate técnico entre os dois grupos na margem de erro, que é de dois pontos para mais ou menos. Para 30%, o desempenho é regular. Outros 2% não souberam ou não opinaram.

É o que aponta a nova pesquisa Datafolha divulgada na tarde da última quinta-feira, a primeira de 2024.O resultado preocupa o governo que está tentando articular uma reação publicitária para conter não apenas a diferença entre a aprovação e a reprovação, mas também como forma de atuação do sistema moderno de comunicação, abrangendo os jornais, emissoras de televisão e rádio e também as redes sociais da internet.

LEVANTAMENTO – O governo precisa fazer um levantamento dos fatos que produz e torná-los públicos de forma geral. A avaliação positiva do governo oscilou negativamente três pontos percentuais, enquanto a fatia que vê uma gestão ruim/péssima variou positivamente no mesmo patamar. No levantamento anterior, em dezembro, os que classificavam essa gestão como ótimo ou bom somaram 38%.

Há, portanto, um cenário com tendência negativa para o governo do petista após um ano e três meses do mandato. No ano passado, não houve variação significativa na percepção sobre a gestão. Isso demonstra que a atuação de Lula encontra-se vulnerável junto à sociedade porque se assim não fosse, os números seriam diferentes. Os setores evangélicos, por exemplo, são muito resistentes a Lula e tem uma aptidão ao bolsonarismo em virtude de algumas lideranças religiosas, e isso influencia também nas pesquisas.

INTEGRAÇÃO – É preciso que se tenha mais integração e identificação dos problemas coletivos, para que o governo possa usar os instrumentos que possui para soluções efetivas juntos Os diversos grupos da sociedade. Não é simples o desafio de Lula. Há algo que está travando o governo e para o Planalto é preciso levar as suas realizações ao conhecimento público. Claro que o governo tem tido uma boa divulgação na imprensa, mas é preciso respostas concretas através de uma usina de informações, minando resistências que ainda pairam no país.

O governo não conseguirá reduzir a soma das oposições, mas poderá obter uma presença maior junto às correntes que consideram o governo como regular. São camadas que precisam ser conquistadas por ações do governo. Instrumentos não faltam e o governo deve ir ao encontro dessas demandas.

11 thoughts on “Aprovação e reprovação ao governo Lula empatam, diz Datafolha

  1. “O governo precisa fazer um levantamento dos fatos que produz e torná-los públicos de forma geral.”
    Um bom marqueteiro e muita grana para a publicidade sempre superarão a necessidade de realizações concretas.
    O Brasil caminha rapidamente para o pleno desenvolvimento, mas na realidade virtual, embora nossa produção publicitária já tenha sido de melhor qualidade.

  2. 1) Família de operários, periferia da Baixada Fluminense, RJ, casal ganha salário mínimo, cada um, dois filhos, um neto. Vivem com dificuldade…

    2) Não consigo entender… votam com os patrões nas Direitas… quase todo dia destilam seu ódio contra a Presidente Lula…

    3) Não são evangélicos… a sogra é dona do imóvel, assim não pagam aluguel…

    4) É a Síndrome de Estocolmo, apaixonam-se pelos sequestradores sociais, no caso, o sistema e só assistem TV Record…

    5) São os chamados “pobres de direita”…

      • Antônio Rocha, tenho observado nos bairros do Rio de Janeiro, esse movimento da classe média e da Classe C, tendendo para os políticos de Direita e apoiando pautas golpistas em apoio a Ditadura Militar.
        É um fenômeno, que brota da manipulação das Redes Sociais.
        Todo mundo hoje tem um celular e o utiliza nas mais diversas formas: no ônibus, no trabalho, dirigindo e até nas horas de lazer. Nessa plataforma digital, a Direita capturou as consciências coletivas, através de grupos de Zap e espalham fakenews muito bem produzidas.
        É um fenômeno midiático, que tem trazido resultados para quem manipula o povo.

        A população não se informa mais pelos jornais, pela TV ou pelo Rádio. Olham o celular e ponto. Com a Inteligência Artificial a serviço dos manipuladores das consciências, o próximo Congresso será ocupado pela extrema Direita.
        Quando o povo, se der conta de que foi enganado, aí será tarde demais.

        A Direita apostou em Bolsonaro para voltar ao Poder. Ele foi tão mal, que foi abandonado. Deixaram Lula ganhar dessa vez, para reduzir os danos causados ao capitalismo nacional e internacional.
        Trabalham na surdina, para voltarem em 2026, com um candidato mais inteligente e ensaboado. A derrota de Lula é dada como certa, caso tente a reeleição. As pesquisas refletem o momento e atestam o fechamento da boca do jacaré, quando a reprovação e a aprovação do governo estão empatados.
        A Economia vai bem, conduzida por Haddad, mas o presidente está mal na foto.
        O jogo está sendo jogado agora e o governo e o PT caminham para perder de goleada.

  3. O empate é um mal sinal. Abre o caminho para a Direita vencer a próxima partida e ela se dará em outubro de 2026, logo depois do amistoso agora em outubro de 2024.
    A propósito de eleições, o ogro português, de nome Ventura, do Partido Ultra Liberal, Chega, cópia do PL daqui, tirou em terceiro lugar mas eleições gerais da terrinha.
    O Ventura do Chega é uma simbiose do Trump misturado com Milei. Tenho pena do povo português. Vai voltar a Idade Média no tempo em que foi ocupado durante 400 anos pelos mouros.

    Surpreendente mesmo, é o apoio popular das classes menos favorecidas, aos fascistas modernos:
    Trump na América,
    Milei na Argentina,
    Bolsonaro no Brasil,
    Bukele em El Salvador,
    Victor Orban na Hungria,
    Ventura em Portugal
    Putin na Rússia,
    Netaniyau em Israel.
    Maduro na Venezuela,
    Ortega na Nicarágua.

    O que está acontecendo no mundo? Precisa de um estudo aprofundado. Esses fascistas vencem e só aprofundam as desigualdades em seus países. Afinal, vieram para esse propósito mesmo. Não pensem, que vamos entrar no paraíso, sendo governados.pir essa gente individualista e autoritária. Entram no Poder e não querem sair mais, arrumando logo um Golpe de Estado para serem felizes para sempre. Quanto ao povo, bem para eles não interessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *