O maior erro cometido por Moraes acabou atingindo o presidente Lula

Escolhas de Lula para TSE decepcionam alas do PT; almoço com Moraes foi decisivo | O TEMPO

Lula entrou numa gelada por causa dos exageros de Moraes

Carlos Newton

Aqui na Tribuna da Internet, já explicamos que é muito difícil solucionar o problema das fake news e dos exageros, ofensas e baixarias que invadem as redes sociais. Até agora, nenhum país minimamente civilizado conseguiu aprovar uma legislação aceitável, devido à necessidade de ser respeitada a liberdade de expressão.

Enquanto nas outras nações democráticas o assunto é tratado com a necessária cautela, no Brasil o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, quer resolver o problema com a delicadeza de quem dirige uma retroescavadeira.

LEI MORAES – Em 27 de fevereiro deste ano, Moraes se superou, na condição de presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Com a maior sem-cerimônia, entrou na contramão da Justiça mundial e baixou uma norma draconiana, a Resolução 23.732, que torna as plataformas das redes sociais “responsáveis, civil e administrativamente, quando não promoverem a indisponibilização imediata de conteúdos e contas, durante o período eleitoral”.

E enumerou uma série de possibilidades de incriminação dos provedores tipo X (ex-Twitter), Instagram, Facebook, WhatsApp, TikTok, Google, YouTube, LinkedIn, Telegram, Spotify e Twitch.

É uma resolução, mas poderia ser conhecida como Lei Moraes, a única no mundo a reger as plataformas das redes sociais com tamanho rigor em país democrático.

MUSK REAGIU – O bilionário Elon Musk demorou, mas reagiu contra o que considera um equívoco da Justiça brasileira. Mas como aqui no Brasil juiz do Supremo não erra, o ministro Moraes, ao invés de admitir ter cometido uma tremenda mancada jurídica, respondeu com uma tamancada na cabeça de Musk. Resolveu incriminar o megaempresário no inquérito das milícias digitais e mandou investigá-lo por obstrução à Justiça, incitação ao crime e associação criminosa.

É uma Piada do Ano em versão mundial, pois já podemos vislumbrar os destemidos agentes da Polícia Federal investigando no Texas o que Musk realmente pretende ao treinar boxe todas as manhãs e outras bobagens mais, como se a PF não tivesse o que fazer.

Qualquer acadêmico de Direito sabe que, até agora, Musk não cometeu crime algum, está apenas defendendo os interesses de sua empresa, ameaçada por atos de exceção do TSE brasileiro.

MAIOR ERRO – No caso, Moraes cometeu o maior erro de sua vida. Está se tornando famoso no mundo inteiro, mas numa condição depreciativa e patética, e está levando junto com ele o presidente Lula da Silva, que estaria “na coleira de Moraes”, conforme Musk ironizou, para dimensionar os superpoderes que o ministro do Supremo julga ter e utiliza.

Lula não pensou duas vezes e “respondeu” a Musk, mantendo o baixo nível de uma discussão que deveria ser muito séria e delicada, por envolver liberdade de expressão.

É claro que Musk não vai ceder, enquanto o X estiver ameaçado pela resolução ditatorial de Moraes, que parece estar perdendo a noção, igual a Lula, que não diz coisa com coisa e resolveu protestar contra agressões a mulheres, justamente quando seu filho caçula está proibido de se aproximar da ex-esposa.

###
P.S. –
Como se vê, Lula e Moraes não estão bem. Parecem descompensados e fora da realidade. Devem estar sofrendo alguma espécie de Síndrome de Brasília, que os médicos têm medo de diagnosticar. Era justamente para evitar esses delírios de poder que os romanos colocavam um centurião ao lado do imperador, para a todo momento lembrá-lo de que era mortal e não devia se iludir pelas glórias terrenas. (C.N.)

8 thoughts on “O maior erro cometido por Moraes acabou atingindo o presidente Lula

  1. Moraes não se preocupa com seus abusos sem limites.

    Como juiz, nunca prestará contas a ninguém, jamais precisou de votos e a opinião pública é um indiferente.

    Por que não juízes e promotores, agentes políticos mais poderosos da república, eleitos para mandatos de no máximo quatro anos?

    O que estão construindo é o oposto.

    Cada dia mais elitista, Barroso criou e aplicou ontem um: “Exame Nacional da Magistratura” para não magistrados, que terão que fazer várias vezes ao ano para obterem uma habilitação temporária para tentarem os impossíveis concursos para deuses do Olimpo.

    Por que não aplicar exames periódicos da magistratura aos próprios magistrados?

    Isso sim seria muito mais útil para a sociedade.

    O pior é que eles sabem tudo: dizem, mas nunca fazem.

    Mandatos limitados para ministros do STF (que deveriam ser aplicados a todos os magistrados) e não aposentadoria gorda e cara para bandidos de toga.

    Existe muito de podre no Judiciário brasileiro e isso não é uma discussão ocasional ou partidária.

  2. O que fazer com quem manda eles fazerem essas meldas, e em suas ausências simplesmente “alçarão” substitutos à “baixeza”.
    Identifiquem os interessados mandantes!

  3. Moraes está certo. As redes sociais não podem ser salvo-conduto daqueles que transgridam. A justiça deve imediatamente mandar retirar os conteúdos de notícias falsas notadamente prejudiciais a qualquer candidato nas eleições. As redes sociais devem obedecer.

    É simples, mas os que se beneficiam de fake news ficam esperneando. Esses são maus cidadãos.

  4. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira, 12, que, se pudesse, faria um decreto para que as pessoas que mentissem fossem presas. “Eu se pudesse ia fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir, vai ser preso. Porque a gente não pode viver subordinado à mentira, a gente não pode viver subordinado à maldade, à intriga”, disse o presidente”.

    A macacada aplaude e defende a alma mais “onesta”., como se pudesse graduar a honestidade em mais ou menos honesto. Parece meu amigo cearense, que diz ter saído com uma mulher semivirgem que conheceu perto da gare D Pedro II.

    Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/lula-diz-que-se-pudesse-decretaria-proibi%C3%A7%C3%A3o-da-mentira-quem-mentir-vai-ser-preso-1.1483784

    • Será que a macacada sustenta a “verdade” de que morreram 12,3 milhões de crianças palestinas no conflito atual no Oriente Médio ? Bem provável, apenas para proteger o ladrão.

  5. Quando é que $talinacio vai começar a prender todos os mentirosos?
    Loola me lembra o Simão Bacamarte começou a internar todo mundo na Casa Verde, o hospício da cidade.
    Bacamarte acabou assim como Greta Garbo, acabou no Irajá, se internando ao concluir que o doido era ele.
    Toda verve, toda expertise, toda sapiência de um esquerdista não vai convencer a um Napoleão de Hospício que não é Napoleão.
    Acreditar na própria mentira é uma deficiência patológica

  6. O problema do Poder é saber como conviver com ele e como administrá-lo, deste mal sempre sofreram os três poderes no Brasil, invariavelmente abusando dele. Com a prevalência da suprema corte sobre os demais poderes, e o contínuo empoderamento desta corte, avocando para si deveres e obrigações tanto do legislativo como do executivo, constrangendo-os seguidamente, criou o clima em que hoje vivemos , de ausência de um Estado de Direito onde a lei para nada serve e, quando serve, é para atender os interesses de alguns . Elon Musk nos fez acordar para o pesadelo em que vivemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *