Avaliação positiva do governo Lula cai e acende alerta no Planalto

Pesquisa aponta queda de cinco pontos na avaliação positiva

Pedro do Coutto

A pesquisa do Ipec divulgada revela uma queda sensível na aprovação do governo Lula e, ao mesmo tempo, uma ascensão dos que consideram o seu governo como ruim. A sua gestão, segundo o instituto, é aprovado por 33%, mas rejeitado por 32% da população. Enquanto isso, cerca de um terço o considera regular. Portanto, o que deve preocupar o Planalto é o fato de em relação às últimas pesquisas ter se registrado uma perda crescente de apoio.

Sinal de alarme no convés do governo e o resultado que o Ipec aponta é extremamente ruim, pois não se pode esquecer que o governo tem em suas mãos os instrumentos de realização. Se não está executando é porque não se mostra competente para cumprir uma missão que dirige-se totalmente no sentido da opinião pública. A insatisfação tem causas definidas e várias delas facilmente perceptíveis.

VENEZUELA – Questões políticas como a da Venezuela, que reúne preocupações do governo brasileiro no sentido equivocado, é um desses motivos. Afinal, por que se preocupa tanto o presidente Lula com aquele país, quando tem pela frente diversas questões no front interno que devem ser tratadas com eficiência ? A questão da Petrobras, por exemplo, é um dos fatos que também sintetiza erros de rumo.

O governo tem as engrenagens nas mãos, conforme já falei. Se não as exerce produtivamente em favor da população de forma geral é porque está errando em algum lugar. Com isso, a oposição ressurge em meio a um panorama conturbado enquanto a Polícia Federal aprofunda as suas investigações e ouve depoimentos críticos sobre a atuação de um setor militar que envolveu praticamente os destinos do país.

A ação de uma minoria das Forças Armadas é um capítulo ultrapassado. Porém, de qualquer forma, vincula-se a uma parcela a opinião ponderável da população que não concorda e não se alinha com o governo.

PERDA DE ESPAÇOS – Um detalhe fundamental que deve estar preocupando muito o governo Lula é a sua perda de espaços nas classes de renda menor que pela primeira vez demonstram sinais de insatisfação. No geral, o governo Lula tem uma diferença mínima em seu favor, refletido no placar de 33% a 32%. Mas um outro aspecto é crítico, o índice de aprovação do governo vem em queda bastante sensível e o índice de desaprovação vem subindo. O impasse assim se configura num quadro absolutamente negativo.

O governo precisa analisar a fundo o resultado da pesquisa do Ipec porque se a tendência de queda se mantiver, o governo estará entrando num período muito difícil, tanto para ele quanto para a própria população que está retirando a confiança e o entusiasmo transmitidos nas urnas de 2022 e que estão se diluindo sem que o governo até hoje tenha percebido.

14 thoughts on “Avaliação positiva do governo Lula cai e acende alerta no Planalto

  1. Este desgoverno é incompetente porque:

    1-Atrasa sem explicação a vacina de reforço imprescindível contra a COVID (a última dose disponibilizada para pessoas com menos de 60 anos de idade foi há mais de dez meses).

    2-Retarda a vacinação contra a gripe.

    3-Pratica uma vacinação ínfima contra a terrível e mortal epidemia de dengue.

    4-Nega imunoterapia (padrão de tratamento em qualquer plano de saúde ou clínica particular) a pacientes oncológicos sem nenhuma outra alternativa de sobrevivência, que morrem apenas porque dependem do SUS.

    ATACA A PRÓPRIA POPULAÇÃO e pratica demagogia barata e abandona a saúde e a educação, pois não deseja um povo forte, consciente e independente.

  2. Esse governo não está errando em algum lugar. O chefe dele é que está no lugar errado.
    A localização correta situa-se a 25° 25′ 40″ de latitude Sul e 49° 16′ 23″ de longitude Oeste a 1 386 km da Capital Federal.

  3. A análise do mestre Pedro do Coutto, um craque nas matérias de cunho político e econômico, sempre suscita novas análises de seus leitores, o que se configura, como sendo um intelectual que pensa dialeticamente.

    O governo Lula está obtendo bons resultados na Economia. Inflação dentro da meta, PIB em alta, elogios dos organismos internacionais, em especial do FMI, entretanto, os bons resultados financeiros, não estão chegando nos supermercados e nas feiras livres. A banana em média está sendo vendida a R$10,00 reais. O erros e o azeite subiram acima da inflação
    Os preços da cesta básica em 2022 e em 2023, também estavam altos, o mamão por exemplo, cheguei a comprar um formosa, por R $ 25,00. No entanto, a popularidade de Lula estava acima de 50%.
    Na pesquisa do IPEC, desta semana, caiu para 38%.
    É um sinal claro, do grito de alerta, para que algo seja feito para estancar a queda repentina, em ano de eleições municipais.

    O presidente Lula, precisa focar nos problemas nacionais, principalmente nas relações com a base governista no Congresso e reduzir suas ações no front externo, seara conturbada envolvendo Israel, Palestina, Venezuela e Ucrânia. Os conflitos internacionais, são verdadeiras cascas de banana e Lula está escorregando nesse pantano. A oposição ferrenha a seu governo, tem aproveitado, os discursos contraditórios de Lula e o expõe nas redes sociais,

    A queda na popularidade de Lula e de seu governo, se deve ao conjunto da obra. O técnico é bom, foi eleito pela maioria do povo, mas, o time não tem correspondido. Nenhum ministério tem marcado gol para o povo aplaudir. O único que conduziu sua pasta honrando a camisa verde amarela, o ex- ministro da Justiça, Flávio Dino, foi nomeado por Lula para o STF.

    Não há tempo a perder, as mudanças na Comunicação e na ação do governo visando melhorar a vida do cidadão, já passou da hora. O PL e o Centrão trabalham a todo vapor, para conquistar o maior número de prefeituras na eleição de outubro, já pensando na eleição presidencial de 2026.

    Só um time entrou em campo para ganhar: a agremiação da extrema direita, remeto ao PL de Valdemar da Costa Neto. O PT e as esquerdas, ainda estão no aquecimento na beira do campo. Quando chegar a hora da onça beber água, nem adianta reclamar, as linhas inimigas vão entrar em Roma e sentar na cadeira do Planalto. Serão mais quatro anos de dor e sofrimento e aquelas ameaças frequentes de falta de educação explícita, discursos medievais no cercadinho, motociatas, arminhas e tentativas de autogolpe de Estado. Não valerá a pena esse : Vale a pena ver de novo, um remake do Bolsonarismo 2.0.

  4. José, e agora José?
    Quer dizer que só a direita fascista e extremada oriunda do Bolsonarismo golpista, pode usar a camisa verde amarela e os comunistas não podem?
    A mentira de que comunistas são traidores da pátria, contada desde a intentona de Luiz Carlos Prestes, não cola mais.
    Isso é atraso político e intelectual. A URSS nem existe mais.
    Vivemos hoje, José, um saco de gatos, todas as raças de mãos dadas, nas delícias do capitalismo.
    Só o povo, não usufrui dos bens produzidos pelo capital.
    Diz para mim, que não é verdade? Você é inteligente, José.

    • “O Plano Demoníaco de Albert Pike Para a Implementação da Nova Ordem Mundial.”
      “Albert Pike foi o Grande Comandante da Maçonaria norte-americana de 1859-1891. Durante seu mandato, teve uma visão de como a Nova Ordem Mundial poderia ser estabelecida. O Plano previa três guerras mundiais. A Primeira e a Segunda Guerra Mundial ocorreram exatamente conforme previsto. O Plano prevê que o Anticristo surgirá a partir da fumaça, poeira e destruição causada por uma Terceira Guerra Mundial, que será travada entre árabes e israelenses. Essa guerra agora está iminente!!”

  5. Ninguém, tem o direito de capturar para si e pelo seu grupo político, os símbolos da pátria.

    Assim como as cores, rosa e azul, que qualquer pessoa pode usar, independente do gênero.

    Teve um tempo, que só os integralistas podiam usar a camisa verde. O integralismo é coisa do passado.

    O presidente chinês, Mao Tsr Tung, impôs ao povo, uma vestimenta única, que todos tinham que usar. Ora, a natureza dá o norte para os seres humanos. Olhem bem, as flores do campo, um exemplo da diversidade da vida.

  6. A propósito da palavra: comunista, não resisti a tentação de transcrever, um parágrafo da coluna de hoje, no Estadão, do escritor Inácio de Loyola Brandão.
    ” Olhando o mundo polarizado em que vivemos, podemos dizer que a vida é um caminhão de antônimos.
    Branco- preto, verde- amarelo, amor- ódio, esquerda- direita, comunista- capitalista, certo- errado.

    Quem está com a razão, nesse mundo de tanta incompreensão, conforme conclui, Loyola Brandão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *