Foi-se o tempo em que os brasileiros confiavam nos ministros da Suprema Corte…

Charge do Zé Dassilva: Ninguém precisa saber - NSC Total

Charge do Zé Dassilva (NSC Total)

Vicente Limongi Netto

Não vejo, não escuto nem leio entrevistas de monstros diluvianos, fantasiados de pomposos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Não merecem minha confiança, muito menos meu respeito. De cidadão pagador de impostos, perto de completar 80 anos de idade. É estarrecedor o quadro daqueles senhores, vestais grávidas, enchendo a boca para jurar que são isentos, operosos e patriotas.

A maioria deles, usando perucas ou cabelos e sobrancelhas pintadas de preto, imitando as asas de graúnas. Patéticos. Duro saber qual deles é o pior, o mais dissimulado e o mais constrangedor. Foi-se o tempo em que os brasileiros confiavam nas ações dos magistrados da Suprema Corte, hoje vilipendiada, onde se reúnem os santos do pau oco. Tenho ânsias de vômito.

CLAMOR SOFRIDO – “Tem uma moeda aí, tio?” – é o clamor sofrido das ruas. Vindo de crianças, adultos e adolescentes. Mãos estendidas. Caixinhas de papelão, caixas de sapatos e latas de leite compõem o cenário frio, humilhante, melancólico. Vozes trêmulas. Pés descalços. A fome anunciada pelos olhos tristes. É o Natal chegando.

Significa esperança de ganhar algum trocado para comer. Quem sabe, um Natal menos amargo e dolorido. As caixinhas também são vistas em balcões de lojas, padarias, lavanderias, papelarias e bancas de jornais. Embora empregados, ninguém se acanha. O dinheiro é curto. Caixas e latas marcam a linha da fome e da miséria. Chegam juntas. A fome é diária. Não avisa.

Semáforos, estacionamentos, portas de bares, restaurantes e de lanchonetes fazem das caixinhas e latas o porto da esperança. Sonhando com a caridade de corações bondosos.

FIM DA PICADA – Devotado leitor e observador do que realmente merece ser lido, exaltado e criticado, achei o fim da picada a entusiasmada baboseira de um badalado colunista do Jornal de Brasília (14/12), especializado em banalidades e futricas, revelando para o Brasil e para o mundo, “Um novo Aécio”.

Imaginei, pelo título, que se tratava de um novo deputado Aécio, empenhado agora em discutir problemas brasileiros, em busca de melhorias para o massacrado, humilhado e abandonado cidadão. Estava pronto para aplaudir meu ex-colega de “peladas” no Gerovital. Mas qual. A formidável notícia informa, entre outras patéticas pérolas, que o ex-governador emagreceu 8,5 quilos e ganhou 4 kg de massa muscular. 

Melancólico, vesgo e medonho jornalismo! O que o leitor, esclarecido e exigente, tem a ver se Aécio emagreceu ou engordou? Tenham paciência! Até barbaridades têm limites. Francamente.

14 thoughts on “Foi-se o tempo em que os brasileiros confiavam nos ministros da Suprema Corte…

  1. Articulista deixou transparecer que está na casa dos 80 anos…E o mesmo há poucos dias onde eu fiz uma crítica ácida a respeito do político Bernardo Cabral (na minha cosmovisão dos fatos políticos é mais um dos políticos COVARDES E FROUXOS…Que infestaram e ainda infestam o Brasil)…Então este articulists me disse textualmente que eu devia voltar para o esgoto…e outras ofensas a minha pessoa.
    Agora me deparo com seu artigo e vejo sua decepção com os degenerados,ignóbeis, covardes,frouxos e dignos de serem presos…os membros do “stf”.
    Suas palavras denotam uma certa amargura e desprezo aos tais “membros”…E então fico a pensar como são as cousas…para os amigos os afagos …para os inimigos o desprezo…E quem tece críticas aos amigos…esse merece “voltar para o esgoto”. É triste ver tamanha insensatez em uma mente com quase 80 anos de idade. Lamentavelmente.
    YAH o ALTÍSSIMO SEMPRE SEJA LOUVADO

  2. Para reforçar: E cada minuto morrem cinco crianças no mundo em decorrência da desnutrição crônica.
    A desigualdade social é em consequência do capitalismo selvagem.
    Tem jeito, mas tem de combinar com os russos. Eles vão concordar?
    Abs.

    • Se eu voltasse no tempo…onde a flor da juventude nos faz fazer cousas que depois nos faz trazer arrependimento… passamos disso…hoje na casa dos 60 vejo as cousas de outro viés…e minha cosmovisão espiritual me faz PENSAR…antes de agredir meu semelhante.
      Agradeça a ao ALTÍSSIMO YAH NOSSO CRIADOR…por me dar essa cosmovisão e me guiar nos seus caminhos.
      Quanto a sua “postura” s…continue assim que esse caminho vai lhe ser “maravilhoso ”

      YAH o ALTÍSSIMO SEMPRE SEJA LOUVADO SEMPRE

  3. Guilherme, exijo que respeite minha condição de poeta. Respeite, se quiser merecer meu respeito. Não preciso dos teus conselhos de médico de beira de estrada. passe bem.

  4. Nunca tive nem tenho a pretensão de mandar no blog. Deixe de ser boçal e prepotente. A casa é tua, faça bom proveito. Não dou a mínima e vou em frente.

  5. bessa(que nunca vi mais gordo) trocamos farpas e esporros entre ambos, muitas vezes. confesso que nem sabia, nem tinha lido, alguns dos textos dele, agora apreentados pelo guilherme. nem sei se ele ainda é vivo, tomara que sim. me critica por ser, na época, assesor do Miranda. Continuo amigo dele, mesmo sem vê-lo, faz um tempão. Não abandono meus amigos. quanto mais por baixo estiverem, têm meu apoio e respeito. bessa é letrado, professor, creio que também perto dos 80 anos. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *