Momento político continua ruim e essas instabilidades atingem o governo Lula

Charge do J. Bosco (oliberal.com)

Pedro do Coutto

O momento político desta semana está sendo ruim para o presidente Lula da Silva e para seu governo. Há a questão do Congresso em relação ao veto ao projeto da desoneração. Além disso, mesmo na hipótese de ser aprovado o nome de Flávio Dino para o STF, ficou assinalada a dificuldade que está existindo e que se estende, incluindo a Câmara, para a assegurar-se a maioria no Congresso Nacional em relação a outras iniciativas do governo. Entre elas, o projeto de reforma tributária elaborado pelo ministro Fernando Haddad.

Em São Paulo, da mesma forma que no Rio, a insegurança pública se faz presente. Um assalto na última terça-feira teve como alvo o médico do presidente da República. Lula, por outro lado, resolveu se empenhar na difícil tarefa de bloquear a CPI da Braskem, apesar da gravidade do assunto que está em pauta.

O desabamento da obra da empresa avançou em mais uma etapa. Afinal, por que o presidente da República agiu desta forma no caso da Braskem? Mais um sinal que dificulta as ações concretas. Os obstáculos se avolumam e o governo terá que superá-los. A estabilidade no plano do Legislativo não está assegurada.

INDICAÇÃO – Surgiu no horizonte a hipótese de Ricardo Lewandowski ser indicado para o Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal aparece como favorito diante do enfraquecimento de outros postulantes à vaga, a exemplo do advogado-geral da União, Jorge Messias, da ministra do Planejamento, Simone Tebet, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do secretário-executivo de Dino, Ricardo Cappelli.

A ideia de ter Lewandowski na pasta da Justiça já circula desde o período de transição de governo, antes da posse do presidente Lula, uma vez que já na época havia rumores de que Dino seria indicado ao STF neste ano. Assim, Lewandowski, que se aposentaria em abril pelo critério de idade, assumiria o posto.

Para o seu lugar, Lula indicou o advogado Cristiano Zanin. Lewandowski tem tratado a questão como “especulações da mídia”. Porém,  chama atenção a proximidade do ministro com Lula nas últimas semanas. É aguardar para ver qual o grau de verdade existe nos “rumores e especulações”.

13 thoughts on “Momento político continua ruim e essas instabilidades atingem o governo Lula

  1. A aprovação de Flávio Dino foi uma derrota dos bolsonaristas que fizeram uma forte campanha contra a aprovação de Dino ao STF.
    O medo que os bolsonaristas têm de Flávio Dino é que ele além de ter notável saber jurídico tem conhecimento político, viveu no Congresso e sabe o que acontece em seus meandros.
    Na arguição na Câmara, os bolsonaristas usaram e abusaram de tentar desacreditar a indicação de Dino, apelando para casos que ele cansou de explicar em suas idas para ser questionado, suas respostas foi consideradas deboche porque deixou patente a falta de conhecimento das leis pelos bolsonaristas.
    Flávio Dino manteve a calma não entrou no enfretamento como queriam os bolsonarista.
    Flávio Dino pode ser comunista, mas é mais cristão dos que se escondem atrás de uma Bíblia e apoiaram os ideais de extrema direita bolsonarista em especial o golpe para implantar uma ditadura no Brasil.

    • Concordo com você, Nélio Jacob. Assisti a sabatina de Dino e Gonet.

      Pegaram pesado contra Dino, os Bolsonaristas do PL, principalmente o cantor gospel, senador pelo Espírito Santo, Magno Malta, um primor de falta de educação e ignorância inata e adquirida.
      Flávio Bolsonaro, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Aproveitou a sabatina para defender o pai, o indefensável, Jair Bolsonaro. Sinceramente, essa sabatina era, completamente dispensável, sob todos os aspectos. Os fins, a que ela se destina, inseridos na Carta Magna foram deturpados. E os senhores senadores, extrapolaram de suas prerrogativas. Seguramente, estamos diante do pior Congresso de todos os tempos. O “eleitor contribuinte”, como Hélio Fernandes, o saudoso jornalista, gostava de escrever, tem piorado bastante nas suas escolhas, para o Senado e para a Câmara. Em relação as Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores, piorou tanto, que vem sendo um desastre total. Aqui no Rio de Janeiro, não consigo lembrar de nenhum deputado estadual, legado do desastre do Cabral.

      O povo brasileiro e o carioca em particular, desaprenderam a arte de votar em bons representantes no Parlamento.
      O resultado está aí, na vida cada vez mais difícil, na perda de direitos sociais, no caos dos meios de transporte estadual e municipal e na desordem urbana, derivada do desrespeitos aos ditames do Plano Diretor das cidades.

      • Prezado Roberto Nascimento, foram 20 anos de ditadura que imbecilizou a maioria do povo, era proibido escrever ou falar de política, além de prejudicar o ensino público, privilegiou o ensino privado. Depois tivemos presidentes que nada fizeram pela Educação pública, viviam de enganar o povo e piorou com Bolsonaro, totalmente despreparado para quaisquer cargo público. Com um sorriso forçado para insinuar que estava tudo bem, Bolsonaro envenenou a cabeça dos incautos que passaram a viver num universo paralelo.
        Manter o povo na ignorância política é de interesse de políticos que veem na política a maneira de enriquecer e ter foro privilegiado e contar com a impunidade.
        Hoje o Congresso é dominado pela maioria de parlamentares de direita e se reforçou com as eleições de parlamentares na onda bolsonarista da extrema direita.
        Somente as escolas com uma matéria de ensino sobre política pode fazer o povo votar com mais consciência.
        Dias desse perguntei à uma amiga se ela tinha medo do comunismo, ela disse que tinha. Perguntei se sabia o que era o comunismo, ela disse que não sabia.
        Bolsonaro já quis levar o filho para ser embaixador do Brasil no EUA e agora Flávio Bolsonaro falou que o pai queira indicar ele para o STF. ele negou que só se dedicava à política, embora fosse advogado. Se indicado, era capaz de ser aprovado com aplausos.

  2. PASTORES DA IGREJA UNIVERSAL ESTÃO PEDINDO QUE OS FIEIS LEVEM ‘’CORPOS’’ PARA SEREM CURADOS! Eu estava repassando mais de uma centena de canais nacionais e estrangeiros para ver se havia uma notícia luminosa para a humanidade, coisa que somente a Ciência, suas metodologias, suas tecnologias, engenharias, arquiteturas, etc., têm poder tem a capacidade de apresentar. Os políticos (impérios, monarquias, repúblicas, ditaduras (civis, militares), democracias, etc.), estão desgraçando a humanidade desde o momento em que nossos ancestrais foram promovidos a Homo sapiens, sapiens (não vamos nem falar nos ancestrais de 500 mil anos atrás, coitados, aqueles sim ‘’não sabiam o que estavam fazendo’’. Pois bem, nessa minha odisseia diária para vislumbrar uma promessa real de bem-estar e dignidade para que a humanidade possa sair desse lamaçal pútrido, desse pântano patológico e infernal que os políticos, religiosos e militares nos colocaram, principalmente desde a revolução agropecuária, da mesopotâmia. Não pela revolução em si que foi algo lógico, científico para aqueles que queriam se livrar do modo de vida natural, florestal, silvícola, de 9 milhões de anos desde nossos ancestrais hominídeos. Foi nessa minha busca incessante por um clarão nas trevas que parei no canal da Igreja Universal (de relance, vi uma novidade curiosa), onde um pastor estava pedindo que levassem ‘’corpos’’ para serem curados de suas respectivas doenças. Ele apresentou um menino que foi curado ‘’por Deus’’ de uma alergia pelo corpo ‘’que os médicos não conseguiram curar’’. Quais médicos? Sabemos que uma parte significativa dos médicos estão fazendo transplante de órgãos, Cirurgias plásticas, tratamento de beleza, etc., ou foram ganhar em dólares no exterior, planos de saúde bilionários, etc. As migalhas, os médicos recém formados são destinados a cuidar da plebe, que pode esperar anos a fio com dores esperando uma cirurgia apontada por uma divindade ‘’SISREG’’! Eu conheço um idoso de 75 anos que sofreu um corte profundo na mão esquerda há 1 ano atrás. Não parou de doer um só instante, mas ele está esperançoso no Deus SISREG! Pastor da Igreja Universal vocês querem ‘’corpos’’ para Jeová e Jesus curarem! Por que vocês não falaram isso antes? Na terra Santa, do Leite e do Mel, Terra Prometida já morreram 15 mil inocentes! 8 mil crianças! 20 mil feridos! Bispo Macedo, peça ao Sapo Barbudo que tragam todos os resgatados desse novo apocalipse e holocausto da ‘’Terra Santa’’ que dos fulgurosos e impressionantes aviões da FAB e da Presidência os repatriados sejam levados diretamente para as igrejas da Universal! Também aqueles que estão com estresse pós-traumático! Boa sorte pastores! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  3. O nome ideal para ao cargo de Ministro da Justiça, está claro como a luz do sol. Chama-se, Ricardo Lewandowski. Tem o notável saber jurídico, proximidade com o mandatário e vem chancelado pela experiência adquirida, como ministro do STF.

    Dificilmente, Lewandowski será dominado pela oposição agressiva dos deputados e senadores do PL, quando convidado para comparecer ao Parlamento nas inúteis Comissões, palco para suas excelências, exalarem o fel maligno das suas caras e bocas.
    O que esse circo serve para o povo brasileiro? Não serve para absolutamente nada. Palavras que o vento leva e desperdício de tempo e dinheiro público.

    O ódio que a oposição tem de Flávio Dino, se refere ao massacre que Dino impôs a deputados e senadores, nas Comissões do Parlamento. Dino engoliu todos eles, de cabo a rabo. Flávio Bolsonaro, diante de Dino, ficou pequenininho. Carlos Portinho foi detonado e Romário nem deu as caras nas Comissões.
    A representação no Senado, do Estado do Rio, é a mais fraca de todos os tempos. Que saudades dos senadores, Nelson Carneiro, Danton e Farah, do genial senador e antropólogo Darcy Ribeiro, do senador Abdias do Nascimento. Decaimos de maneira abissal. O retrocesso do povo carioca e do brasileiro de maneira geral, está sendo gigantesco. Não vislumbro nenhuma luz no fim do túnel, a escuridão é total.

  4. Segundo os lulistas aí acima, Bolsonaro está valendo menos que o subnitrato do extrato do pó do esterco cavalo do bandido. E Dino valendo mais que o tesouro do Capitão Kid.

  5. A indicação de Flávio Dino ao STF, foi uma manobra para se livrar dele, alvo de ciúmes do PT e da Oposição Bolsonarista, com medo da candidatura de Dino a presidência em 2026.
    As pesquisas apontaram Flávio Dino como o melhor ministro de Lula. Soube surfar no mar da mediocridade, vigente no país. Se torna perigoso para o mundo político, alguém que se destaca acima da média, na Política e no conhecimento do arcabouço jurídico.

  6. Cada um apoia o seu semelhante (67%):

    EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE INTERESSES DIFUSOS E COLETIVOS DE SÃO LUÍS – MA.
    PEDIDO DE LIMINAR URGENTE

    RICARDO JORGE MURAD, brasileiro, casado, empresário, R. G. nº. 3554397 IFP/RJ, CPF nº. 100.312.433-04, residente e domiciliado na Rua Ivar Saldanha, nº. 139, bairro Olho D’Água, São Luís – MA, CEP 65065-485, devidamente legitimado para a presente ação (prova de quitação eleitoral em anexo), por seu patrono subfirmado (procuração anexa), este com escritório estabelecido nos endereços constante do rodapé, onde recebe as intimações, vem, respeitosamente, perante V. Exª., propor a presente AÇÃO POPULAR com pedido de LIMINAR inaudita altera pars contra atos de FLÁVIO DINO DE CASTRO E COSTA, brasileiro, casado, Governador do Estado do Maranhão, inscrito no CPF sob o n.º 377.156.313-53, com endereço no Palácio dos Leões, Avenida Pedro II, S/N, Centro, nesta cidade;

    Fonte: https://static.poder360.com.br/2023/02/peticao-dino.pdf

    Senado aprova a impunidade, isso sim.

  7. I – DO PROPÓSITO DA AÇÃO
    01. A presente ação popular tem o propósito de buscar a tutela jurisdicional do Estado-Juiz com vistas a fazer cessar o DANO AO ERÁRIO ESTADUAL, EM PLENO CURSO, que vem sendo praticado pelos Requeridos, haja vista que estão se utilizando dos recursos provenientes do Contrato nº.132/2014/SES, destinados às obras de ampliação do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (construção do anexo), para construir, no mesmo local, o chamado HOSPITAL DO SERVIDOR, violando a lei de licitações com a alteração do projeto inicialmente licitado, bem como a Constituição da
    República e legislação atinente ao Sistema Único de Saúde, que veda a utilização de recursos públicos da saúde para atender interesses de natureza privada, como vem ocorrendo no caso em tela, conforme adiante relatado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *