Ao exaltar a Universidade de Brasília, Lula esqueceu de seu maior reitor

José Carlos de Almeida - JungleKey.pt Imagem

Azevedo foi o grande consolidador da Universidade

Vicente Limongi Netto

Lula nos brindou com comoventes declarações de amor eterno à Universidade de Brasília (UnB), na coluna Eixo-Capital (Correio Braziliense – 14/11), destacando Darcy Ribeiro e a atual reitora Márcia Abrahão. Nada mais risível, injusto e patético, exaltar a sexagenária UnB e omitir o competente legado das gestões do reitor José Carlos Azevedo. É o fim da picada. Triste ranço da medonha e imbecil patrulha que insiste em desconhecer o valor das pessoas qualificadas.

É deixar-se levar pelo surrado e eterno ressentimento. A cultura, a inteligência e a integridade de Azevedo jamais serão maculadas.

LEMBRANDO MACIEL – Nesta linha, recordo trechos do discurso do então senador Marco Maciel, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) professor, ex-vice-presidente  da República, ex-deputado, ex-ministro e ex-governador de Pernambuco, em 26 de março de 2010, lamentando a partida de Azevedo, com 78 anos de idade:

“Ele era uma pessoa de temperamento forte e intelectualmente muito preparado em diferentes campos das diversas especialidades da Engenharia. De alguma forma, contribuiu para consolidar a Universidade de Brasília.  Não é sem outro motivo que hoje a Universidade é respeitada como uma das melhores do país”.

Por sua vez, em aparte, o senador capixaba e ex-governador Gerson Camata acrescentou, enfatizando as ações de Azevedo, como reitor: “Quem deu corpo, quem consolidou a Universidade de Brasília, foi ele. Agregou cursos, criou cursos de pós-graduação e se tornou, portanto, um benemérito dessa instituição de ensino superior”, concluiu.

HOMEM DE CARVALHO – Tenho a honra e o prazer de ser amigo de fé de um cidadão, militar, general, altivo, sereno lúcido, firme e forte, chamado Agenor Francisco Homem de Carvalho.  No próximo dia 23,  o bucólico e cativante bairro carioca da Urca estará em festa, comemorando mais um aniversário da grande figura, humana e profissional.

Agenor exerceu funções relevantes, com destemor, lealdade, patriotismo, isenção e competência, como militar graduado e homem público. Entre elas, adido militar na embaixada do Brasil na Itália, comandante do Colégio Militar do Rio de Janeiro e chefe do gabinete militar do presidente Fernando Collor de Mello. Votos para que as luzes de Deus continuem marcantes no lar do querido amigo, com alegrias e saúde, para ele e para todos seus queridos familiares.

2 thoughts on “Ao exaltar a Universidade de Brasília, Lula esqueceu de seu maior reitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *