Lula pensa (?) que manda no governo, mas é Arthur Lira quem manda mesmo

Charge de Gilmar Fraga (Gaúcha/Zero Hora)

Carlos Newton

Em seu terceiro mandato, o presidente Lula da Silva está se transformando numa figura caricata. Preocupa-se apenas com as aparências e não percebe que não manda mais em nada. Na vida real, segue as ordens da mulher, Janja da Silva. Na academia de ginástica do Palácio da Alvorada, obedece a seu personal trainner Ricardo Stuckert, que lhe ordena: “Encolha a barriga para que eu possa fotografar”.

E na Praça dos Três Poderes, Lula tem de obedecer ao semipresidente Arthur Lira, que iniciou esta semana avisando ao chefe do governo que ele não pode abandonar a meta do déficit zero, caso contrário terá de arcar com as consequências.

INÍCIO À DERIVA – Bem, este é o retrato fiel deste primeiro ano de mandato de Lula da Silva, que tenta apagar sua folha corrida carcerária com apresentações pelo mundo, enquanto deixa seu governo à deriva, abrindo a guarda para a adoção do semipresidencialismo.

Nesta segunda-feira, levou uma reprimenda pública do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que se viu obrigado a alertar o chefe do governo para a obrigatoriedade de cumprir a Lei do Arcabouço Fiscal.

Em sua ignorância ciclópica, é como se Lula vivesse em outro planeta. Desconhece qualquer dificuldade. Na sexta-feira reuniu os ministros da área de Infraestrutura e deu-lhes uma ordem cabal, boçal e bestial: “Gastem tudo com obras”, disse ele, cheio de disposição.

DESCONHECIMENTO TOTAL – Lula acha que é fácil remanejar os recursos públicos. “Basta tirar o dinheiro de onde está e levar para onde deveria estar”, diz Lula, em sua sabedoria rastaquera. Não lembra que foi seu governo que enviou ao Congresso o projeto do arcabouço fiscal, preparado pelos ministros Fernando Haddad e Simone Tebet.

De repente, sem consultar ninguém, Lula manda os ministros descumprirem a lei que ele próprio sancionou, definindo as metas de resultado primário para os anos de 2024, 2025 e 2026, que serão, respectivamente, 0%, 0,5% e 1% do PIB — com uma banda de 0,25% do PIB para cima e para baixo.

Se as metas não forem cumpridas, como Lula agora exige, o governo estará obrigado a fazer contenção de gastos. Além disso, as despesas no ano seguinte crescerão apenas 50% em relação ao aumento das receitas do ano anterior.

###
P.S.
1  – No segundo governo de Lula, o ministro Guido Mantega inventou a maquiagem na contabilidade, que veio a causar a crise pavorosa no governo Dilma Rousseff, as pedaladas e o impeachment da escalafobética presidenta.

P.S. 2Se insistir em mandar o governo gastar irresponsavelmente, como está fazendo, achando que conseguirá maquiar novamente a contabilidade, Lula estará repetindo Dilma Rousseff e cometendo crime de responsabilidade.

P.S. 3 – Fernando Haddad e Simone Tebet estão decepcionadíssimos. Não sabem o que fazer nem o que dizer. Quanto a Lula, não está nem aí. Continua sonhando com o Nobel da Paz ou da Economia. Mas só no ano que vem. (C.N.)

12 thoughts on “Lula pensa (?) que manda no governo, mas é Arthur Lira quem manda mesmo

  1. O arcabouço fiscal enviado ao Congresso foi estuprado. Isenções fiscais a rodo, taxações sobre riquezas podadas. A arrecadação ficou muito aquém da prevista.

    O déficit em relação ao PIB só diminuirá se o país crescer. E sem investimentos isso não acontecerá.

    A exportação de produtos primários eleva a dívida pública (pois são isentos, têm subsídios e não geram receitas), obrigando o governo lançar mais títulos com juros (que ainda são os mais altos do mundo em termos reais).

    Aí Lira vem com essa conversinha. O objetivo dele é a tal reforma administrativa que como sempre acontecem com reformas semelhantes, atingirá os que tenham menos poder. Cortar privilégios? Isso não.

    E há quem teça loas à figura, só porque age contra Lula ou PT, colocando a razão na lata do lixo.

    Assim pergunto se essa gente considera o certo somente quando as ações atingem os inimigos e o errado quando qualquer ação parte dos mesmos, não importando o quê..

    • O real é que lula está cansado, não tem o pique nos governos anteriores e nem o prestígio doutrora. E ainda é visto por 50% da população como criminoso.

    • O comentário de José Vidal merecia ser um artigo, é em defesa de investimentos, sem os quais não gerará mais empregos e salários melhores e o aumento do consumo.
      Sem consumo não há progresso e o Brasil vai continuar travado, como vem há décadas
      Arthur Lira transformou o legislativo no poder mais poderoso do Brasil.
      Um Presidente da República ou um Ministro do STF podem sofrer um impeachment, dependendo do interesse de Lira, mas um presidente da Câmara ou do Senado não correm esse risco, podem fazer o que bem entender.

      Lula vai até o fim de seu mandato sofrer pressão da direita e extrema direita que são maioria no Congresso, da mídia defensora do mercado financeiro e dos antiprogressistas.
      Tudo indica que preferiam o Bolsonaro no poder do que o Lula.
      Hoje o maior inimigo do Brasil é esse Congresso, o pior que já se vivenciou.

  2. Nunes ameaça processar Enel se energia não for restabelecida até terça

    Mais de 413 mil pessoas estavam sem luz desde sexta-feira (3) por conta do temporal que atingiu a cidade

    • Fora o caos causados pelos chuvas de sexta-feira, temos outra tragédia que é ter um lixo desses como Prefeito da Maior Cidade da América do Sul……

      Apenas mais um que faz parte do banditismo politico que tomou conta do Páis…

      E este Prefeituzinho de Mérida tem Professores de Alta Plumagem, que em matéria de corrupção são imbatíveis, e nenhum deles frequenta a prisão….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *