Polarização é retrocesso ameaçador, que deve ser combatido tenazmente

0

Charge do Hubert (Folha)

Carlos Newton

É preciso respeitar os pessimistas, eles são do bem e sofrem porque gostariam de ver uma vida melhor chegar mais rapidamente, porém é preciso entender que o mundo se move devagar, a evolução da humanidade se faz lentamente. Nesse sentido, convém lembrar um dos maiores pensadores contemporâneos, o historiador britânico Kenneth Clark (1903-1983).

“Civilização? Nunca encontrei nenhuma. Porém, se algum dia encontrar, sei que saberei reconhecê-la”, dizia Clark, que era verdadeiramente genial, a Rainha Elizabeth encantava-se com a vasta obra dele e lhe concedeu o título de Lord.

TER PACIÊNCIA – Não há dúvida de que na humanidade existe uma dinâmica para melhorar as coisas. Mas é indispensável ser paciente e deixar a vida rolar, embora a ganância do homem ainda insista em prevalecer, inclusive desrespeitando a natureza, quando já dispomos de conhecimento científico para reduzir mais rapidamente as agressões ambientais.

Algum dia vamos chegar lá, diria o otimista, ciente de que tudo é apenas uma questão de tempo. Lembre-se de que a ciência facilmente derrotou o pessimismo de Thomas Malthus quanto ao crescimento da população.

Nesse aspecto, aliás, o Brasil é uma exceção entre os emergentes, porque espantosamente sua população começa a diminuir, o que pode ser uma benção, se não houver excessiva imigração.

FANATISMO POLÍTICO – Na atual conjuntura, em meio aos horrores de mais duas guerras que poderiam ter sido evitadas pelas lideranças, fica comprovado que a radicalização política, religiosa e social continua a ser o maior entrave à evolução humana. Qualquer fanatismo é irracional, precisa se repelido.

Aqui no Brasil, é triste constatar esse retrocesso. Os lulistas defendem cegamente seu líder, não reconhecem seus defeitos, que não são poucos. É como se ele fosse infalível e jamais errasse, como o próprio Lula mesmo ridiculamente autoproclama, dizendo-se “a alma mais honesta”.

O mesmo fenômeno acontece com os bolsonaristas. Os admiradores do ex-presidente não aceitam críticas a ele, como se fosse um primor de dignidade e espirito público, vejam a que ponto chegamos.

UM BELO DIA – Os fanáticos precisam entender que um belo dia não haverá mais Lula nem Bolsonaro, porque na vida tudo se finda e recomeça, o tempo todo.

No futuro, a política será mais fácil. Como Helio Fernandes dizia, o cidadão-contribuinte-eleitor irá evoluir para se livrar de rótulos e simplesmente defender o que é certo, ao invés de apoiar líderes e confiar cegamente nas decisões deles.

Aqui na Tribuna da Internet, procuramos nos posicionar assim, tentando lutar pelo que é certo, tendo em vista o interesse coletivo, sem vinculações ideológicas, partidárias e religiosas. Acreditamos que seja o caminho do bem.

16 thoughts on “Polarização é retrocesso ameaçador, que deve ser combatido tenazmente

    • CARO CARLOS NEWTON, um dos componentes da bomba-relógio brasuca é que quem pode não está fazendo mais filhos e quem não pode nem se auto-sustentar continua reproduzindo mais do que coelhos, porque votos de miseráveis, dependentes de favores e do erário, é o que interessa para o sistema dominado por populistas e, sobretudo, pelo capital velhaco, o resto não tem pressa. POR QUE DEMOCRACIA DIRETA JÁ, com meritocracia ? Elementar Caro Watson, quem tem poder, capacidade e até o dever para advogar em causa própria, não precisa outorgar procuração a ninguém para advogar em seu nome e em seu lugar a sua própria causa, muito menos pode ser obrigado a eleger, via de regra, representantes absurdamente sem qualificação adequada, despreparados, infiéis, perdulários, pródigos, psicopatas, loucos por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, que não projetam nada sem projetar antes apenas os próprios interesses, que, além de tudo isso, lhe custa os olhos da cara e que, nessas condições, à evidência, o conduz, inapelavelmente, à bancarrota total, a si, a sua família, o seu patrimônio, público e privado, e o seu futuro, salvo possíveis exceções. Ora essa, se Democracia é de fato e de direito o poder e o governo do povo para o povo, como de fato tem que ser, em sendo a Constituição o conjunto da população juridicamente organizado em Estado Democrático de Direito e Deveres, sob pena de caracterizar-se como farsa imposta pelo capital velhaco, na qual, por medida de coerência, não faz sentido lógico limitar o poder do povo, o dono da vara, a apenas escolher representantes impostos por donos de partidos, ou por ditadores, arvorados em donos do monopólio eleitoral e da escolha política, e, por conseguinte, pagar-lhes subsídios colossais, sem o poder de demiti-los sumariamente uma vez revelados despreparados, incapazes, ruins de serviço, infiéis, cleptomaníacos e afin$, e, por conseguinte, ocupar, diretamente, o lugar dos escolhidos via votos impostos pelos donos de partidos, sob pena de caracterização de ditadura partidária posicionada acima do poder do povo que, em tese, é o patrão, no caso, sem poder demitir o seu empregado imposto pelos donos de partidos, por mais bandido que seja o indivíduo arvorado em representante do povo. http://www.tribunadainternet.com.br/2023/11/06/polarizacao-e-retrocesso-ameacador-que-deve-ser-combatido-tenazmente/?fbclid=IwAR2k019OybzTxKhc19sqsHa9gU1cPvWr73dI7ezwrmw_54rwif8_-Turcuw

  1. Em nossa consciência sabemos o que é certo ou errado.
    Como entender a ganância dos banqueiros e corporações, ou como entender a matança dos regimes comunistas e da mesma forma o sectarismo religioso?
    São questões filosóficas que ainda não foram respondidas.

  2. Sr. Newton

    Depois daquele ‘ciclone de 104 km/h que passou pela Cidade do Tucanistão, voltamos ao normal…

    Pela primeiro vez ouvi de um jornalulista dizer com todas as palavras que o Grupo Paz e Amor do Oriente Médio é um ‘grupo terror-petista” e com todas as letras do alfabeto

    E o pior, esse jornaramazista é comentarista do Eixo do Mal da Grande Extrema-Imprensa Nefasta e Corrupta…

    Faz parte da bancada do telejornal da casa do Imperio Global do Mal, Em Pauta do Jornal Globbles New…

    Veja o que disse o jornamazista….

    “….atacar combatentes do HaMarxs, terror-petistas do HaMarsx, é um direito que Israel tem….”””

    Mas…….

    Como tudo não é um Mar de Flores….

    E a Rede Esgoto de Depravação precisa dos meus bilhões para sobreviver…..

    O jornamazista teve de “pedir desculpas” pelo erro e soltou uma nota em suas redes sociais…

    As ratazanas raivosas com essa declaração , ficaram espumando pela boca e partiram pra cima do jornamazista..

    E como sempre o Mal venceu, ops,errei, o Amor venceu e a Democracia foi Salva pelo Maior Ladrão que o Mundo já viu

    O jornamazista amarelou, ramelou para a Organização Criminosa Cachaceira…

    Grande abraço…

    AGM

    • PS.

      Sr. Newton

      A Ratazana da Quadrilha Cachaceira que babava de raiva do jornazista por essas declarações, é nada mais nada menos do que aquele que tem o nome nas Listas de Propinas da Odebrejo, ”

      Apelido ” Montanha”…

  3. Fui ver minhas lembranças no Face, essa é velha:

    James Pimenta
    6 de novembro de 2016
    ·
    Compartilhado com Público
    O Face pede para falar com os meus amigos o que tenho feito, bom minino que sou, respondo: tenho me dedicado a avacalhar velhacos, sepulcros caiados e vendilhões do templo.
    Nestes dias de safadeza generalizada não poderia me esquecer a justiça, justiça essa citada com ufanismo pelos grandes canalhas e trambiqueiros que quando algemados proferem a sentença fatídica: “ACREDITO NA JUSTIÇA DO MEU PAÍS”
    É numa dessas que os togados nomeados do STF tem seus orgasmos bacharelescos como se fossem os *Catões da moralidade.
    * Catão de Utica.
    Significado de Catão.
    s.m. Aquele cujos hábitos, princípios ou costumes são exageradamente severos, austeros ou rígidos.
    adj. Diz-se dessa pessoa, de quem aparenta ser austero, rígido ou severo

    • Polinizar, eis a solução, mas cadê a sensatez e centralização de uma útil e prolífera “abelha rainha”?
      Porquê essa que está assentada como “rainha”, com seus distribuidos e alçados fraternos soldados, espalha o recolhido e feito pó, para esteangeiros!
      O êrro está naquela que se faz uma servil rainha!

  4. Caro CN,

    Dizem, os mais lúcidos e antigos, que podemos mudar pela incorporação de conhecimentos, experiências e vivencias mas que, basicamente, nosso valores, sejam herdados geneticamente ou pelos exemplos dos nossos primeiros, anos, pouco mudam.

    Você, neste artigo demonstra isso.

    Além da costumeira lucidez e isenção na análise de nosso trágico e conturbado teatro político, uma fé inabalável no ser humano, na capacidade de aprendizado, na possibilidade de que o bem vença o mal e novos e risonhos horizontes possam surgir.

    Que bom que ainda tenhamos CN e alguns poucos, que ainda acreditam em futuro risonho possível para o Brasil e brasileiros.

    Eu, feliz ou infelizmente, passei de cético a pessimista e de pessimista a descrente convicto.

    A polarização tomou conta absolutamente de todas as ações. Impossível acompanhar qualquer acontecimento sem esta praga se manifestar.

    Quase inexistentes, analises coerentes, fundamentas, equidistantes das paixões.
    Até compreensível, mas insuportável e desanimador.

    Pessoalmente, credito o início desta nefasta situações ao PT, seus líderes, seus seguidores e a imensa, avassaladora “massa de militantes, jornalistas, estudantes, homens públicos formados em décadas de ensino ideológico puro, aproveitadores de toda ordem, que asfixiaram o pensamento e a inteligência nacionais, com constantes, incansáveis apedrejamentos da lucidez, do bom senso pela grande causa da esquerda.

    Fomos jogados , em ações milimetricamente planejadas, ao confronte de pobres contra todos os outros, todos contra os brancos, extinção do homem hetero, fim do uso da língua português substituída pelo linguajar ideológico comprometido, engajamento permanente das mulheres numa luta sem fim por todos os direitos possíveis e imagináveis, lavagem de valores criminosas em crianças, destruição das formas tradicionais de ensino e aprendizado, destruição e ridicularizacão de quaisquer valores morais, sejam quais forem, índios vitimizados ao extremo, etc . etc.

    Para sobreviver a direita acordou, se organizou, contra atacou e criou suas próprias horda de bárbaros.
    Necessário mas como todo autoritarismo, começou a gostar de seu papel e passou da conta.

    Na é possível contar aqui, mas vivemos a piada clássica do impasse” entre um cavalo e um jumento , acidentalmente conectados e sem possibilidade de sair da situação.

    Pensamos ( eu pelo menos) que afastando o PT do poder , evitaríamos sua consolidação eterna e poderíamos voltar a racionalidade.

    Ledo engano. Acordamos o monstro e ele gostou do gosto do sangue.

    Mais uma vez, resignadamente aceitamos a volta do PT , em nome da saída do novo lobo.

    Mas aí tudo virou de cabeça para baixo.

    A nova ordem é atacar, atacar, criar hordas de mercenários, em todos níveis e destruir não o outro lado, mas sim a plateia.

    É coo se no antigo Coliseu, os gladiadores ao invés de lutarem e se mataram, resolvessem se unir e atacar o público.

    Este, inerte, cansado, sem forcas ou armas , resta somente juntar-se a um dos lados, sabendo que cedo ou arde fara parte do banquete novamente ou fugir para um imaginário mundo de esperança em dias melhores.

    Abandonaria meu desencanto, se tivéssemos uma luz no final do túnel.

    Uma ou várias lideranças lucidas, não comprometidas, movimentos de busca efetiva de mudanças etc.

    Mas nada disso surge.
    A vulgarização, a banalização, a manipulação constante é avassaladora.

    Vi alguns vídeos do deputado Kim Katagari, que me parece um dom quixote em meio as hordas de bárbaros, mas pouco o conheço e certamente é muito pouco.

    Ainda temos CN e a Tribuna, com sua serenidade e equilíbrio e uma luta constante pela razão e coerência, mas certamente parecemos os antigos desfile de expedicionários da FEB no 7 de setembro:

    Somos cada vez menos, mais velhos e com menor capacidade e possibilidade de desfilar e ver progredir nossa ideias.

    Vida longa aos otimistas e visionários.

    Precisamos, e como precisamos , deles.

    Parabéns pelo artigo, pelo posicionamento, pela coerência e pela vida de lutas.

    Grande abraço

  5. Bem, todo mundo quer defender o seu “certo”. Mas o que será o certo? Vários filósofos discutem esse tema há muito tempo.

    Quanto à polarização, quais as causas? Lula, Boçalnaro? Parece que isso não é tão simples. As redes sociais apenas reverberaram a questão.

    Uma análise de um cientista político que achei interessante: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjk7kyg6ryyo?fbclid=IwAR0RMw3fQIXyGo7ExP-VJZvgQrkOQY66AC2YbE57YoZAkgoZ8mw2KPHIN4w

  6. Acho que a população relativa do Brasil com relação ao seu território é pequena, o que há é a desigualdade social em que mais de 100 milhões de brasileiros juntos desfrutam de 1% da riqueza do pais.
    Nuca gostei dos governos do PT e acho que Lula não é o presidente ideal, mas nas eleições de 2018 era Lula ou Bolsonaro, votei no Lula no segundo turno, como poderia votar em quaisquer outros candidatos contra Bolsonaro.
    Política é o momento, é o presente que está posto. De que adianta ficar se reportando ao passado nebuloso de Lula? só serve para satisfazer o ego dos bolsonaristas magoados com a derrota de Bolsonaro.
    No contexto atual em que Bolsonaro desmontou todos os órgãos públicos, deixou um orçamento engessado e dívidas para serem pagas em 2023. e um Congresso viciado, Lula está dentro do limites, acertando no cômputo geral na política interna e externa.

    Acho impossível o ser humano entender que somos todos irmãos.
    A ganância leva às guerras que são movidas pelos países mais fortes para dominação e enriquecimento, ainda que seja as custas da vida humana.
    Os maus vão morrer, mas nascerão outros.
    Como entender a razão do nosso curto período de vida na Terra, se o apego a vida material não permite.

    • O pior , caro Jacob, e que os maus parecem durar muuuuuuuito mais.

      Talvez por isso, a nova safra, quando assume, ja está veterana e sai agindo sem cerimonias.

      abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *