OCDE não aceita o Brasil, por considerá-lo o país mais corrupto do mundo

OCDE está preocupada e vai monitorar impactos da decisão de Toffoli sobre Odebrecht | CNN Brasil

Ilustração reproduzida do site da CNN

Carlos Newton

Existem perguntas que não querem calar e o governo não se interessa em responder, muito pelo contrário. Por exemplo: qual a diferença entre o Brasil e outros países menos importantes, como Peru, Chile, Colômbia, Costa Rica, Eslovênia, México, Polônia e Turquia? Por que essas nações fazem parte da importantíssima OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o Brasil continua barrado no baile.

Bem, a diferença é que esses países demonstram que estão realmente tentando reduzir a corrupção, enquanto o Brasil continua a acreditar que a promiscuidade entre governantes e empresários engorda e faz crescer. Justamente por isso, o Brasil é o único país onde a leniência à corrupção é monitorada de forma permanente pela OCDE, através de uma comissão especial, que acaba de lançar mais um de seus temidos relatórios.

PIADA DO ANO – Aliás, foi por essas circunstâncias que consideramos Piada do Ano a declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no início do governo, quando foi logo anunciando que estava tudo certo para o Brasil ingressar na OCDE,

Haddad vem sempre usando o nome da organização internacional para justificar seus atos de ministro. Chegou a atribuir à OCDE a recomendação para criar o voto de minerva (ou voto de qualidade) no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o CARF)

Era “menas verdade”, como antigamente dizia Lula da Silva. A carta que recebeu em março da diretora da OCDE para políticas tributárias, Grace Perez-Navarro, era uma resposta a uma indagação do próprio Haddad sobre o CARF, e não uma recomendação do órgão.

RELATÓRIO NEGATIVO – Nesse final de ano, o mais recente relatório da OCDE é altamente negativo, porque aponta diretamente o retrocesso no combate à corrupção, citando a prescrição das penas antes que os processos transitem em julgado, e criticando também a Lei do Abuso de Autoridade, feita sob medida para intimidar juízes e procuradores que se atreverem a enfrentar os corruptos.

O mais importante, porém, foi o elogio ao ex-juiz Sérgio Moro, hoje ameaçado de cassação por ter mantido relações informais com outros países, sem autorização oficial. O relatório da OCDE afirma que, pelo contrário, Moro agiu acertadamente, porque essa colaboração informal é uma maneira efetiva de avançar nas investigações sem que a burocracia as atrase.

Segundo a OCDE, Moro usoué uma “boa prática crucial e internacionalmente aceita para navegar com sucesso nos requisitos formais de cooperação legal mútua”.

###
P.S.
– Moro f
oi um juiz que cumpriu seu dever, enfrentando alguns dos grupos econômicos e políticos mais importantes do país. Mas nada disso importa. A imprensa amestrada vai continuar exigindo a cassação dele, por ter enfrentado a corrupção endêmica. Esses jornalistas querem se vingar dele por ter colocado na cadeia o corrupto e corruptor Lula da Silva. E o mais incrível é a “justificativa” que apresentam. Alegam que a corrupção é um mal necessário para que haja desenvolvimento econômico. Sinceramente, minha ironia não chega a tanto. (C.N.)

16 thoughts on “OCDE não aceita o Brasil, por considerá-lo o país mais corrupto do mundo

  1. Ou seja, só entra na OCDE quem destrói as próprias empresas.

    Tomara que não vá pra frente mesmo, e que voltemos à OMC e ao tratamento especial ao qual temos direito.

    • Caro Rafael Santos,
      esse grupo da OCDE foca em corrupção internacional. O Brasil já participa como parceiro de várias políticas e também de reuniões ministeriais da organização.

      Não sei se é uma boa participar dessa organização e países, como a França, são contra muito mais por interesses econômicos (agro negócio). A China, Singapura, Índia, Indonésia, Rússia, África do Sul, por exemplo, não são membros da organização, porque perderiam muito da sua autonomia econômica se entrassem.

  2. Humm. No relatório os elogios a tais cooperações são direcionados aos procuradores e à CGU.

    Além disso, o relatório é focado sobre subornos em transações internacionais.

    Foi dado um prazo para implementação das recomendações do grupo de medidas preventivas para esses tipos de suborno (que possui poucas ferramentas. O COAF, por exemplo, não consegue detectar esse tipo de crime). O prazo é de dois anos (Até outubro de 2025).

    Na pg 54, item 184. foi citado algo sobre a força lava jato.

    https://www.oecd.org/daf/anti-bribery/brazil-phase-4-report.pdf

    • Quem quiser chegar às suas próprias conclusões, é só ler o relatório das 95 a 107.

      Nessas páginas do relatório há pontos positivos, recomendações e acompanhamento dos problemas (em subornos) nas transações internacionais. .

  3. Sr. Newton

    Na nossa Faixa de BrizoGaza não escapou nem o trem do povo, também foi alvo dos terrorpetistas……

    Alô Jornazistas-fasci-comunopatas, acordem para a vida……

    Trem é incendiado em dia de ataques no Rio de Janeiro após morte de miliciano

    A zona oeste do Rio vive um dia de caos nesta segunda, com ao menos 35 ônibus incendiados, vias interditadas e aulas suspensas

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/trem-e-incendiado-em-dia-de-ataques-no-rio-de-janeiro-apos-morte-de-miliciano,8f096c20c1485ecc868535f894ed9d01obnh1ie3.html?utm_source=clipboard

  4. .”” Alegam que a corrupção é um mal necessário para que haja desenvolvimento econômico. Sinceramente, minha ironia não chega a tanto. (C.N.)””

    Calma Sr. Newton,

    Cautela e canja de galinha não fazem mal á ninguém , como se dizia antigamente..

    Esses jornazistas-fasci-comunopatas-amestrados petralhas-tucanalhas estão com as mãos sujas de sangue, miséria e pobreza. do povo brasileiro, também se lambuzam da roubalheira da corrupção que assola o Páis de Norte ao Sul….

    Mas, esses lixos jornazistas ainda não perceberam uma coisinha muito fácil de identificar.

    Vão sofrer as consequências de sua ideologia sanguinária e maldita narcopetralha.

    As ruas estão “falando” faz um tempão, e os jornazistas estão com os ouvidos moucos…

    È só aguardar o “caldo ferver””..

    Grande Abraço

    Hoje Máxida 32o….

    E Vamos em frente que atrás vêm o Luladrão de sempre……

    • PS.

      Sr. Newton

      Lembro de uma frase do Ecomunista Delfin Netto

      Primeiro temos que fazer o bolo crescer para depois dividi-lo..””

      Só que o bolo cresceu para os Ladrões Corruptos e seus amigos, Odebrejo, OAS, FRIBOI, C.C., Queiroz Galvão, UTC, Andrade Gutierrez. fora a Extrema Midia Nefasta e Corrupta pertecente ao Eixo do Mal……

  5. Ops: Chegou-me aqui informação de fonte fidedigna: o tal casal sequer foi aceito pela ABIN, pois são free lancer e com objetivos inconfessáveis. Fica a retificação para o bem do nosso povo ordeiro…

  6. Concordo com os comentários de sr. José Vidal e Rafael Santos, por serem mais pertinentes.
    No México, a corrupção abunda e na China toda a corrupção é combatida na hora. O México faz pela OCDE e China não.
    O que tudo indica, é que esses órgãos internacionais funcionam de acordo com os interesses das grandes potências ocidentais aliadas dos EUA.

    • Exatamente caro Nélio Jacob. No caso da China, essa se nega a perder o status de país em desenvolvimento.
      E esse grupo da OCDE trata de subornos em transações internacionais. Não se mete em corrupção intramuros, mas essa parte parece que é esquecida pelos comentaristas..

      Veja que tudo é movido por interésses (como dizia Brizola). Por exemplo, recentemente os EUA retiraram as sanções à Venezuela por causa de quê? Segundo a desculpa, foi pela possibilidade de eleições livres, mas o principal mote, sabemos, é o petróleo.

      https://www.dw.com/pt-br/sinais-de-mudan%C3%A7a-na-pol%C3%ADtica-venezuelana/a-67148122

      • Certamente, porque terá que “entregar”(delatar) seus tidos e havidos protegidos regimentos de comparas nessa governamental trama “sindical internacional”!
        Não querem repartir narcotráficas “comissòes”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *