Se você acredita no que a imprensa diz, está destinado a ter muitas decepções

Imprensa responsável como artigo de luxo? | Blog da Rose Marie

Charge do Bier ( Arquivo Google)

Carlos Newton

As pessoas que acompanham a Tribuna da Internet logo percebem que se trata de um espaço livre e independente, que não defende nenhuma ideologia, religião, partido político, facção econômica ou filosofia. Nosso propósito é divulgar o de melhor se publica na imprensa e na internet, para que cada um forme sua opinião, faça comentários e troque ideias. É um objetivo claro e transparente, que qualquer um deveria entender, mas isso não acontece, por um motivo muito simples — ninguém está acostumado a isso.

Desde a invenção da escrita, o que está impresso vem defender alguma tese ou ideia. Portanto, tentar fazê-lo sob o signo da liberdade mais parece utopia, buscando atingir uma meta impossível de ser alcançada. Os próprios comentaristas não entendem, sempre querem nos convencer disso ou daquilo.

SEGUIREMOS ASSIM – No Brasil e no mundo, a chamada grande imprensa, sinceramente, é uma decepção. A exemplo do agente secreto James Bond, a imprensa está sempre a serviço de algo inconsútil, concebido como “sua majestade”, o que significa estar a serviço de alguém importante e de muito poder. Portanto, Bond e a imprensa jamais estão a serviço do povo, que não tem poder algum.

Por esse motivo, é perigoso acreditar no que a imprensa afirma. Tudo necessita de um filtro ou de uma tradução simultânea, para que realmente se entenda qual interesse está sendo defendido pelos jornalistas.

A única coisa certa é que a imprensa é balcão, sejamos francos. Defende quem paga mais — ou seja, quem está no poder político (o governo) e no poder econômico (no caso do Brasil, os bancos). Aliás, inventaram aqui debaixo do Equador um capitalismo sem risco, em que banco jamais deixa de ter lucro, o que revoltaria Adam Smith e levaria Marx e Engels à loucura. Mas isso é outro assunto — de máxima importância — e depois voltaremos a abordá-lo.

BALANÇO DE SETEMBRO – Como sempre fazemos, vamos divulgar o balanço da Tribuna no mês de setembro, agradecendo muitíssimo a todos os que nos apoiam nessa utopia de manter um espaço independente. Inicialmente, as contribuições na Caixa Econômica Federal.

DIA  REGISTRO   OPERAÇÃO          VALOR
04    040602       CRED TEV…………..205,00

04    032120       CRED PIX…………..200,00
08    081142       DP DIN LOT………..100,00
14    141051       DP DIN LOT………..230,00
26    261552       DP DIN LOT………….60,00
28    281130       DP DIN LOT………..230,00

Agora, os depósitos no Banco Itaú/Unibanco:

01    PIX TRANSF JOSE FR……………150,00
01    PIX TRANSF PAULO R…………..100,00
05    TED 001.3097.HENR.A………..150,00
11    PIX TRANSF JOAO AN…………….50,00     
15    TED 001.4416.MARIO ACR…..300,00
28    TED 033.3591.ROBER.S.N…….200,00
29    TED 001.5977.JOSE.A.P.J……..300,29

Por fim, no banco Bradesco:

11    TRANSF L.C.BRANCO.PAIM…..300,00

Agradecendo muito as contribuições dos amigos e amigas, vamos em frente, juntos, em busca desta utopia. (C.N.)

9 thoughts on “Se você acredita no que a imprensa diz, está destinado a ter muitas decepções

  1. A imprensa muitas vezes não inventa, apenas ressalta algo na notícia que não é relevante.

    Em qualquer espaço da mídia, há sim imparcialidade. Sem exceção. Seja na grande ou na pequena imprensa. Pode ser em grandes órgãos de comunicação, seja em pequenos blogs.

    Quem leu o livro Número Zero de Umberto Eco, entende bem isso.

  2. Acreditar, realmente é difícil. O que eu gostaria de ver é o bastidor. A realidade que vivo é bem diferente e outros também assim pensam assim, mas devo falar por mim. Comunicação social é importante, mas a manipulação é importante para poucos…

  3. Conforme, em:
    “Aprenda a Raciocinar na Direção Oposta à Indicada Pela Retórica Apresentada ao Público na Mídia de Massa.”
    “Freqüentemente, a verdade está na direção oposta à indicada pela retórica apresentada ao público. Além disso, a imprensa, a televisão e as rádios estão sob o rígido controle dos Mestres dos Illuminati. Exortamos que você encare isso com seriedade, pois a máquina da propaganda está operando com força total e é extremamente eficiente. https://www.espada.eti.br/n1558.asp

  4. Liberdade de expressão, tem limites, quando um comentarista, invés de comentar, discordando ou não, passa a ofender outro comentarista sem nenhuma razão plausível, isso não é liberdade de expressão, o ofendido tem o direito de responder com uma ofensa maior, em especial às pessoas com nomes falsos.

  5. O jornalismo brasileiro está quase todo morto ou vendendo sua consciência para os donos do dinheiro, no balcão, na cueca ou sei lá onde mais, tudo bastando uma oportunidade, que pode ser mínima, mas se revele como possível para a captação do vil metal, termo usado para toda a desgraça que a busca insana pela fortuna, pelo dinheiro, causou a humanidade e onde o jornalismo que estar na “pole position”.

    Acompanhando a agressão do Hamas a Israel se observa também que o jornalismo internacional está “com o pé na cova”. “Correspondentes” internacionais de redes de televisão dão seguidos vexames e fazem análises as quais o editor de Tribuna da Internet em tantas outras situações, costuma carimbar como candidaturas ao troféu Piada do Ano. Aproveito nesse comentário a brilhante ideia. Querem arrotar um conhecimento que não possuem e fazem perguntas e declarações risíveis, donde vem a candidatura, antecipada, ao troféu de melhores provocadores de gargalhadas, embora os temas muito vezes trágicos nenhuma graça tenha.

    Não sem motivo Carlos Newton concluiu de modo fulminante: “A única coisa certa é que a imprensa é balcão, sejamos francos. Defende quem paga mais — ou seja, quem está no poder político (o governo) e no poder econômico (no caso do Brasil, os bancos). Aliás, inventaram aqui debaixo do Equador um capitalismo sem risco, em que banco jamais deixa de ter lucro, o que revoltaria Adam Smith e levaria Marx e Engels à loucura”. São elocubrações parvas, dedos em riste, olhos arregalados e sem esconder seu viés político e econômico, sua opção doentia pela “engorda” de conta bancária e renúncia tácita a quaisquer escrúpulos, cuja ausência óbvia dispensa o exercício expresso.

    Do juramento “Prometo, no exercício da profissão de jornalista, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação e empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade”, achamos que pouco ou nada sobrou. Para o bem da democracia e liberdade, ainda existem exceções, poucas mas existem, e Tribuna da Internet é uma delas, caminhando sempre sob o signo da liberdade.

  6. “A única coisa certa é que a imprensa é balcão, sejamos francos. Defende quem paga mais — ou seja, quem está no poder político (o governo) e no poder econômico (no caso do Brasil, os bancos.”

    Infelizmente, a própria imprensa (mídia seletiva), se torna cúmplice da ignorância da população acerca de determinados assuntos que, em sua essência, deveriam contribuir para a formação de pensamentos sensatos que viessem a contribuir para a real formação de uma sociedade firme e rica na composição de sua formação como a sociedade brasileira.

    Contudo o que temos observado é uma sociedade confusa que não sabe para onde vai, uma sociedade desvirtuada por falta de conhecimento de sua essência como nação.

    Um Profeta bíblico revela uma situação semelhante, aproximadamente 800 a.C., quando afirma o seguinte: “o meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento”, pois quem deveria transmitir o conhecimento que detinha, à bem da população, assim não fazia, pois estavam com seus olhos voltados para seus próprios interesses, nada diferente do que acontece em nossa nação nos dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *