Desta vez, o advogado de Bolsonaro também pode ser condenado por “favorecer” o crime

Frederick Wassef | Metrópoles

Wassef foi aos EUA para esconder o crime de Jair Bolsonaro

Carlos Newton

No relatório que motivou os pedidos de busca e apreensão nesta sexta-feira ( dia 11), a Polícia Federal apresenta uma série de justificativas, entre elas as mensagens trocadas entre os ex-assessores do presidente Jair Bolsonaro, demonstrando a existência de “um esquema de peculato para desviar ao acervo privado do ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, os presentes de alto valor recebidos de autoridades estrangeiras, para posterior venda e enriquecimento ilícito do ex-Presidente”.

Houve desvio de bens de alto valor patrimonial entregues por autoridades estrangeiras ao ex-presidente da República “ou a agentes públicos a seu serviço” e posterior ocultação com o fim de enriquecimento ilícito.

Segundo a repórter Natália Portinari, do site Metrópoles, além disso, a PF encontrou mensagens que demonstram que Marcelo Câmara e Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens, tinham plena ciência das restrições legais da venda dos bens no exterior, como em uma comunicação em que Câmara diz: “O problema é depois justificar para onde foi. Se eu informar para a comissão da verdade. Rapidamente vai vazar”.

PECULATO E OUTROS CRIMES  – Os cinco principais participantes da quadrilha (Jair Bolsonaro, general Lourena Cid, tenente-coronel Mauro Cid e assessores Marcelo Câmara e Osmar Crivelatti) estão lascados, não tem jeito de escaparem do processo, julgamento e condenação, devido à abundância de provas.

O único envolvido que pode escapar dos crimes de peculato, da lavagem de dinheiro e da organização criminosa (formação de quadrilha) é o advogado Frederick Wassef, que representa a família Bolsonaro e foi escalado para ir aos Estados Unidos recuperar um relógio Rolex Day-Date 18946, produzido em ouro e vendido ilegalmente pelo tenente-coronel Mauro Cid.

Segundo o repórter Edoardo Ghirotto, do site Metrópoles, em março deste ano, preocupado com a possibilidade de o relógio ser requisitado pelo Tribunal de Contas da União, Wassef se juntou a Mauro Cid e a Osmar Crivelatti, assessor de Bolsonaro, para recuperar a joia. Cid, em troca de mensagens, encaminha um link em que a Precision Watches anuncia o relógio para venda.

RUMO AOS EUA – No dia 11 de março, Wassef embarcou em Campinas, no interior de São Paulo, rumo a Fort Lauderdale, na Flórida.

A Polícia Federal afirma que o advogado recuperou o relógio no dia 14, e retornou para o Brasil com o acessório em 29 de março. Mauro Cid, que viajara aos EUA para recuperar outras joias vendidas ilegalmente, encontrou Wassef no dia 2 de abril para reaver o relógio.

O repórter relata que o ex-ajudante de ordens regressou para Brasília no mesmo dia e entregou o Rolex para Crivelatti, tido como braço-direito de Cid desde o período em que trabalharam na Presidência. O Rolex foi então devolvido com outras joias no dia 4 de abril, em uma agência da Caixa Econômica Federal.

CRIME DE WASSEF – Mas o advogado Frederick Wassef desta vez está encrencado. Ele já escapou de processo ao ter dado abrigo a Fabrício Queiroz, quando fugitivo da Justiça. Mas agora a situação é ainda mais grave e tem provas em abundância.  

Prevê o artigo 348 do Código Penal o favorecimento pessoal — a conduta de ¨auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública, o autor de crime a que é cominada pena de reclusão¨. E o artigo incrimina em favorecimento real quem “prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptação, auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime”.

Trata-se de crimes de menor potencial ofensivo, mas têm pena de detenção, de um a seis meses, e Wassef pode ser punido pela Ordem dos Advogados do Brasil.

###
P.S. –
Quanto a irem para a prisão, isso só ocorrerá se forem julgados pelo Supremo. Se o processo for encaminhando para primeira instância federal, a impunidade está garantida para todos eles, porque as penas prescrevem antes dos autos chegarem ao Supremo. Ah, Brasil… (C.N.)

13 thoughts on “Desta vez, o advogado de Bolsonaro também pode ser condenado por “favorecer” o crime

  1. Quer dizer que um grupo interessado na derrubada de um governo e consequente abalo moral e ético de uma nação por pulhas alçados podem se valer de “bem intencionados presentes” endereçados propositadamente à esses havidos gulosos desmiolados?

  2. Rapaz cada vez mais fico impressionado com esse país vagabundo.
    O Luladrão em 2010 quando depôs de quase quebrar o país, pela corrupção carregou mais de treze caminhões com tudo que havia no Alvorada. Ainda hoje tem presentes valiosíssimos apreendidos, que inclusive o molestador de doméstica quando ainda era advogado do desconfiando entrou com ação para reaver os presentes. E ninguém ninguém do consórcio diz um pio. Agora a manada a cambada de jornalistas comprados só falam em presentes que, já condenaram o Bolsonaro, nem sabem se ele teve contacto ou não com eles. A polícia federal do rei momo já está espalhando tudo que o vagabundo do STF quer. Rapaz essa porcaria de país não é pra inocente não é. Ah país vagabundo.

  3. Falando em crime, lembro:
    “400 mil milhões de dólares no ano passado. De acordo com informações dos media, no fim deste ano,esse valor recorde será ultrapassado em mais US$50 mil milhões.

    A Ucrânia assemelha-se a um banho de sangue, como observámos no editorial da semana passada. Mas, aparentemente, as corporações militares ocidentais nadam numa bonança de lucros e investimentos na bolsa.”
    Continua, em: https://www.resistir.info/russia/editorial_scf_11ago23.html

    • Segue, a “cabeça” para emendar no “pescoço”:
      “A guerra é uma extorsão… As indústrias de armamento dos EUA e da NATO registram um recorde de vendas de US$400 mil milhões com a guerra proxy contra a Rússia
      – O capitalismo ocidental é em simultâneo um patrocinador e um viciado na guerra.
      SCF [*]
      A expansão da NATO provoca guerras.
      Os fabricantes de armas ocidentais estão a abrir garrafas de champanhe por causa do recorde de vendas, com um total de receitas de 400 mil milhões de dólares no ano passado. “

  4. Tadim do wassef: outro anjinho que está sendo “perseguido” pela imprensa e pelos esquerdopatas.

    wassef está tendo todo o apóio e “passada de pano” dos broxanaristas assumidos e enrustidos

    … que nessas horas falam dos crimes dos quadrilheiros rivais numa tentativa canhestra de desviar o foco da familícia BROXAnaro e de seus cúmplices.

    Arre, égua!

  5. Senhor Carlos Newton , pelo que entendi , essas pessoas também cometeram crimes nos USA , ao levarem produtos roubados no Brasil , e comercializa-los nos USA .

  6. PAC E OUTROS BICHOS!
    Que moral tem o cristianismo para tornar ‘’mitologia’’ as religiões e deuses anteriores ao mesmo os quais a Bíblia plagiou e ou adaptou descaradamente? (L.C. Balreira).
    Irmãs ‘’Dulces’’ são as excrescências e aberrações mais monstruosas e teratológicas das republiquetas corruptas de bananas! (L.C. Balreira).
    As ditaduras monstruosas estão diretamente relacionadas ao monstruoso fracasso do Sistema Judicial Ocidental administrado pelos advogados do diabo e pelas igrejas cristãs! (L.C. Balreira).
    Já que os comunistas brasileiros adoravam tanto os ‘’negócios da China’’, com petrolões e mensalões, os nazistas evangélicos e demais gado bolsonaristas deram preferência aos ‘’negócios das arábias’’, com jatos de dólares, rajadas de ouro e pedras preciosas aos borbotões! (L.C. Balreira).
    Quantos fetos, crianças, e adolescentes a Ditadura Militar de 64 feriu e ou à bala foi fuzilando? Por outro lado, quantos desses inocentes cidadãos do bem, não subversivos, não terroristas, foram assassinados pela Ditadura ‘’democrática e de direito’’ chamada de Diretas-Já, que há 40 anos ao Brasil vem assombrando? (L.C. Balreira).
    Se o Poder Judiciário brasileiro, chamado vulgarmente de ‘’Justiça’’, está sucateado, inoperante, inútil, inoperacional, a quem serve esse sistema judicial demoníaco, maquiavélico e monstruoso, a não ser produzir uma casta rica e pródiga de infames e satânicos advogados do diabo defensores, do Estado, e dos Três Poderes? (L.C. Balreira).

  7. O que significa esse PAC de 1,7 bilhão de reais? Que marketing demoníaco é esse para dissimular o apocalipse brasileiro com jatos de tinta de polvo, com camuflagem de camaleão? E os PACs mentirosos e inacabados do passado petista? Qual foi o prejuízo total para os contribuintes escravos dessa sinistra e maldita casta pródiga de eleitos, concursados, nomeados e funcionários fantasmas? E a Dívida Pública de 7 bilhões? E os Precatórios? Quantos brasileiros vão morrer sem receber seus direitos, já ‘’transitados em julgados’’? E os milhões de brasileiros que dolorosamente e em agonia estão esperando diagnósticos, tratamentos, cirurgias, aposentadoria, benefício, etc.? E os milhões de brasileiros do bem que são assaltados, sequestrados, assassinados, esquartejados diariamente em sua dignidade? E (…)? Você enlouqueceu Lula, ou é só canalhice e velhacaria para iludir incautos e analfabetos? Quando vai acabar esse apocalipse chamado “Diretas-Já’’? Essa abominável ditadura genocida e monstruosa dos quintos dos infernos! Jesus Cristo, seu fdp, não está na hora de voltar e consertar toda essa porcaria que você fez? E o ‘’arrebatamento’’? Mais 2 mil anos? (L.C. Balreira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *