Acionistas da Vale resistem à investida do PT para assumir controle da empresa 

Mantega deixa equipe de transição de Lula e acusa 'adversários interessados  em tumultuar'; Veja a carta na íntegra

Nome de Guido Mantega já foi rechaçado pelos acionistas

Valdo Cruz
g1 Brasília

Depois do anúncio do petista Marcio Pochmann para o comando do IBGE, acionistas da Vale resistem agora à nova investida de petistas para indicar o ex-ministro Guido Mantega para presidente da mineradora. A Vale é uma empesa privada, com capital diluído na Bolsa, mas que tem alguns controladores principais.

Ouvidos pelo blog, alguns desses acionistas são contra interromper o mandato do atual presidente, Eduardo Bartolomeo, que vence em maio de 2024.

“BODE NA SALA” – O nome citado por petistas para comandar a mineradora é o do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, embora esteja inabilitado para funções públicas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Só que, hoje, o governo não tem o poder sozinho para bancar a indicação de Mantega, classificado como um “nome muito ruim” por não ser do setor e levar ao risco de uma intervenção política na mineradora.

Um acionista disse ao blog acreditar que, na verdade, o nome de Mantega é um “bode na sala” jogado pelo PT e Palácio do Planalto.

OUTRO NOME – Diante da quase unânime resistência ao ex-ministro da Fazenda, a avaliação é que o Palácio do Planalto apresentaria, então, um outro nome para substituir Eduardo Bartolomeo. “Aí, os acionistas poderiam dizer ao Planalto, esse é melhor, tudo bem”, disse reservadamente ao blog um representante de acionistas.

Atualmente, a influência direta do governo na empresa vem de uma golden share, uma ação especial. A União não tem mais participação acionária direta na empresa, mas com essa golden share, tem o direito a veto em algumas decisões da mineradora.

Os principais acionistas são a Previ (8,6%), Cosan (cerca de 5%), as gestoras de recursos americanas Capital World Investors (6,68%) e Black Rock (6,33%), além do Bradespar (3,64%) e a japonesa Mitsui (5,99%).

JOGADA INDIRETA – A Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, é outro canal de influência da União na mineradora. Com o governo Lula, petistas voltaram a controlar o fundo dos funcionários do BB, com a nomeação de João Fukunaga, que participa do Conselho de Administração da Vale.

Seria um voto garantido para a indicação de um nome de confiança do Palácio do Planalto para presidir a empresa. Lula teria de conseguir o apoio da Cosan, do empresário Rubens Ometo, do Bradesco, com quem tem boa relação, e da japonesa Mitsui, pelo menos.

Dentro do Congresso, o presidente conta com o apoio não só de petistas para ter influência direta na vida da Vale. Partidos da base aliada, como MDB e União Brasil, também têm interesse no comando da empresa, principalmente políticos de estados onde a mineradora tem forte atuação, como Pará e Minas Gerais.

9 thoughts on “Acionistas da Vale resistem à investida do PT para assumir controle da empresa 

  1. É o socialismo refinado que vem destruindo a América Latina.

    Estão mais interessados em si, buscando criar cargos para a militância oportunista.

    • Enquanto isso:

      O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves – o mesmo que relatou a ação que tornou Jair Bolsonaro inelegível – determinou que o ex-presidente e seu candidato a vice-presidente nas últimas eleições, Walter Braga Netto, comprovem os gastos nas celebrações do Bicentenário de Independência em Brasília e, também, no Rio de Janeiro.

      Benedito multou individualmente Bolsonaro e Braga Netto por litigância de má-fé por deixarem no ar a propaganda da solenidade, o que seria irregular. Eles teriam de excluir das redes sociais a publicidade eleitoral com imagens dos eventos pelo Bicentenário da Independência. A chapa também é investigada pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido de comunicação.

    • O PT, não tendo ser pensante, até seus intelectuais são gênios imbecilizados, com sua ganância comem as tetas da vaca, ao invés de extrair o leite.

      Essa bagaça não vai dar certo.

  2. Colocar essa VERME do PT na Vale,é o mesmo quê colocar uma raposa num galinheiro. Olhem o passado dele,raposa velha perde os dentes mas não perde o pêlo. Vai sujar a Vale e deixar o ROMBO para os Fundos Brasileiros pagarem. Não esqueçamos que o Pimentel que quebrou Minas Gerais está na Caixa Federal. Boa coisa ele não está fazendo.

  3. A Globo, gosta de dar pitaco em alguns órgãos do governo. Não gostou da nomeação de Pochmann para o IBGE.

    O articulista não deve ter gostado do governo querer nomear uma pessoa de sua confiança para assumir o controle da Vale do Rio Doce.
    Sendo o governo o maior acionista, tem todo o direito de nomear um controlador da Vale do Rio Doce. que é uma empresa de base estratégica.

    Bolsonaro nomeou ministros incompetentes para ocupar cargos importantes, que chamava de técnicos, como Damares, Ricardo Salles, Milton Ribeiro, Pazuello entre outros e, os bolsonaristas, calados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *