Academia devia eleger Helio Fernandes para a vaga de Murilo Melo Filho

Helio Fernandes - Página inicial | Facebook

Helio Fernandes é o decano dos jornalistas mundiais

Vicente Limongi Netto

Seria magnífico se a Academia Brasileira de Letras elegesse o jornalista Helio Fernandes para a vaga de seu colega Murilo Mello Filho. Decano do jornalismo mundial, lúcido e combativo, escrevendo diariamente no seu blog e caminhando dignamente para os 100 anos de idade, Helio Fernandes com toda certeza engrandeceria a ABL.

Seu jornal, “Tribuna da Imprensa”, foi o único do país a sofrer censura permanente durante 10 anos seguidos, de 1968 (Ato Institucional nº 5) e 1978. Sua indenização até hoje não foi paga. O processo já tem quase 40 anos e está no Superior Tribunal de Justiça, em fase de execução.

12 thoughts on “Academia devia eleger Helio Fernandes para a vaga de Murilo Melo Filho

    • Me parece que o escrutíneo para escolha do novo acadêmico, por causa da COVID-19 será em março/2021.
      Se Hélio se lançar candidato, vencerá por unanimidade.
      Ninguém é merecedor mais do que ele.
      Muito bem lembrado Vicente Limongi.

  1. O STJ prestaria grande serviço ao Brasil , ao jornalismo e aos milhares de brasileiros leitores da brava Tribuna da Imprensa, finalmente julgando o processo do saudoso jornal carioca.

  2. Brilhante sugestão, Limongi, parabéns.

    Hélio Fernandes como membro da Academia seria o enaltecimento do jornalismo por excelência;
    a notícia como o fundamento principal;
    a verdade incontestável.

    Muito bem sugerido!

    Abraço.
    Te cuida!

  3. Tive um cliente – aqui no Rio de Janeiro – que sempre me levava um exemplar (do próprio dia) da saudosa Tribuna da Imprensa, sempre que ele ia às consultas no meu consultório.

    Foi através dele que comecei a conhecer o trabalho do Hélio Fernandes.

    Depois passei a acompanhar a Tribuna da Imprensa aqui na internet, já com o Carlos Newton trabalhando com Hélio Fernandes.

    Vicente Limongi Netto nos traz uma ótima lembrança, e homenagem também.

  4. Hélio Fernandes, um dos melhores jornalistas do mundo, só acrescentaria muita honra à ABI se para lá fosse eleito. Honesto, corajoso, inteligente, foi vítima de várias atrocidades governamentais. O Brasil lhe deve uma fortuna há mais de 40 anos e a “justiça” é lerda, medrosa e pusilânime. Esse é uma país de analfabetos e alienados, com ou sem diploma. VERGONHA !!!

  5. Agradeço a todos que enalteceram as qualidades humanas e profissionais de Hélio Fernandes, Vamos, então, prosseguir na corrente a favor do bravo Hélio.
    saúde e paciência dobrada,

  6. Limongi,

    O meu estado de saúde atingiu o patamar de irreversibilidade.
    Não há mais o que fazer.

    Recebi a senha, e aguardo ser chamado.
    Mas, como a vida sempre foi um mistério a ser decifrado, desconheço o tamanho da fila, logo, se ainda levarei dias, semanas ou meses até o meu desiderato, ou seja, que a outra existência seja como esta que tive, excelente, viverei em expectativa.

    Até lá, a cada dia que passa escrevo com mais garra, vontade, denodo, e defendendo as minhas convicções, mormente a liberdade de expressão, que tem sido a principal razão da TI!
    Não ofensas, insultos, agressões pessoais, isso não, mas ênfase nos argumentos, nos motivos, nas posições, que devem ser colocados e salientados.

    Obrigado pela pergunta.

    Espero que ainda tenhamos um tempo razoável de compartilhamento desse espaço democrático, e de tão importante existência.

    Abraço.
    Saúde e paz.
    Te cuida!

  7. Deus te ama, Bendl. Gosta de você. Aprecia e incentiva tua luta pelo bem da Pátria e da coletividade. Lamento que tenhamos perdido precioso tempo com bobagens. A energia do Todo Poderoso ainda te dará muita luz. Abraços com fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *